Os segredos da gestão de compras que ninguém te conta + EXEMPLOS

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Os segredos da gestão de compras que ninguém te conta + EXEMPLOS

Se você está assumindo ou já atua no cargo de gestão de compras em seu trabalho já deve ter se perguntado ou se deparado com o seguinte desafio: O que mais posso fazer para ser mais eficaz e assertivo na compra de mercadorias?

A resposta é prática e direta, mas fique até o final deste post que te darei mais dicas valiosas para melhorar ainda mais sua gestão de mercadorias.

Para entender a gestão de compras a resposta é: Fique de olho nas vendas!

Não existe indicador melhor para você entender o giro da mercadoria do que dentro do setor de vendas, afinal a empresa compra para vender e não compraria se não fosse por esse motivo, concorda?

Muitos gestores de compras acabam deixando esse detalhe óbvio por último ou até mesmo passar batido.

Mas como você quer melhorar de verdade a sua performance na gestão de compras, te darei algumas boas práticas.

Na próxima vez que você pegar um relatório de vendas por item e por período (se você ainda não viu, descubra com quem conseguir já!)
Procure olhar as vendas de itens mês a mês de modo a buscar uma projeção (padrões) de quantidade de vendas de determinados itens.

Talvez no começo você irá conseguir mapear apenas alguns, mas persista.
A ideia aqui é compreender quais produtos realmente propiciam fluxos de venda maiores e também quais são aqueles que na verdade ocupam o estoque como ‘’peso morto’’ e vive sendo comprado com frequência talvez.

Em outras palavras: Quer saber como comprar? Vá olhar como se vende.


Muitas pessoas pensam que são áreas distintas, mas se você parar para pensar que tudo segue um fluxo, um caminho, a conexão com a venda é inevitável.

Comprar sem antes entender o fluxo de saída pode ser um ‘’tiro no pé’’ porque além do fato que estes itens demoram muito mais tempo para serem vendidos e se pagarem eles também podem trazer outros problemas como seu próprio vencimento, ocupação desnecessária de espaço no estoque, custos maiores de logística e transporte, etc.

Portanto, para que sua gestão de compras seja afiada recomendamos que você procure entender primeiro: Para o que mesmo eu compro? R: Para vender. Depois entenda então, quanto, como e quando estão sendo vendidos os itens adquiridos pelo setor de compras da empresa.

Dessa maneira você terá uma noção cada vez mais aguçada de projeção das vendas e consequentemente o aumento de demanda do estoque, que precisará estar devidamente nutrido pela gestão de compras da empresa.

Ao mesmo tempo em que colabora para a ocupação necessária dos espaços de armazenamento na empresa onde trabalha, afinal comprar demais, só porque está na promoção ou porque o fornecedor fez um ‘’preço especial’’ pode em muitas outras coisas acarretar em custos maiores de armazenamento e logística, pense nisso.

Vamos á um exemplo prático da lição NÃO APLICADA.

Ronaldo é responsável pela gestão de compras da empresa XYZ LTDA que comercializa peças de caminhões na linha mecânica e acessórios. Então ele está olhando no sistema os estoques de vários produtos, inclusive os de alta demanda.

Então ele organiza suas cotações e começa a entrar em contato com seus fornecedores, de repente o fornecedor da empresa ABC LTDA entra em contato com o Ronaldo e oferece o produto X por um preço um pouco menor que o valor do cotidiano.

Ronaldo olha no sistema quanto ele tem no estoque desse determinado produto X. Ele percebe que na verdade existem vários lotes ainda em seu estoque e que é um produto de giro moderado, acaba que não sai tanto. Mas como as propostas do fornecedor são muito atrativas, Ronaldo adere à aquisição.

O grande problema é que na verdade não e um produto de alta demanda e acaba por somar ainda mais ‘’peso morto’’ ao estoque da empresa, além de que o uso dessa fração do fluxo de caixa poderia ser utilizado de forma mais inteligente.

Vejamos agora um exemplo prático da lição APLICADA na gestão de compras.

Marcela está animada em sua nova função, participando da gestão de compras na empresa onde é colaboradora há mais de 4 anos.

Durante mais um dia de idas e vindas das cotações, ela percebe que um fornecedor a envia uma cotação com condições especiais para determinados itens.

Entrando em contato para averiguar melhor, o fornecedor a explica que está ativa uma meta na empresa de vender 1.500 unidades daquele item até o fim do mês, a promoção é ‘’exclusiva, única e imperdível!’’

Porém Marcela como boa gestora de compras que é, vai logo conferir o fluxo de saída deste produto, assim como também o seu histórico de preços, ocupação de armazenamento e quantidade em estoque, adivinha? Na verdade não existe a necessidade de comprar esta quantidade do determinado item com ‘’condições especiais’’ agora. 

Marcela dispensa a proposta e segue normalmente suas cotações e compras na empresa
observando sempre, entre outras variáveis, o fluxo de saída. Desta maneira ela direciona de um jeito muito mais inteligente os seus esforços de análise na hora de adquirir mercadorias.

Deu para entender?

Se eu pudesse resumir para você a intenção deste conteúdo seria: Comece a estudar a ‘’triagem’’ o fluxo de saída dos produtos!

O movimento de fato que eles fazem dentro da empresa e o tempo médio que eles ficam em estoque até sair.

Olho no movimento hein!
Afinal, tudo nasce, cresce e se desenvolve com o movimento.

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