Faça do cadastro de clientes e do whatsapp aliados na hora da venda + Mensagens prontas para B2B

Dicas
Faça do cadastro de clientes e do whatsapp aliados na hora da venda + Mensagens prontas para B2B

O cadastro de clientes é item essencial em qualquer sistema de gestão, porém este componente do programa ”esconde” muitas possibilidades ainda ocultas e que podem impactar e muito os resultados de vendas na sua auto peças.

Nos acompanhe até o final porque este conteúdo esta recheado de estratégias para você fazer o cadastro de clientes e o whatsapp trabalharem unidos em prol do crescimento do seu negócio, vamos lá!

Cadastro de clientes simplificado

Já que estamos falando de utilizar o cadastro de clientes aliado ao whatsapp é ideal que você organize os clientes de uma forma fácil de manipular, por exemplo: Tendo o telefone (whatsapp) e o nome do contato/empresa, já temos dados suficientes para nos organizar e montar as estratégias que falarei adiante.

Verifique se o seu programa de gestão possui filtros de seleção para trazer para você facilmente e em poucos cliques os clientes ativos, inativos, por região ou estado e assim por diante, dá uma olhada lá pois tendo isso em mãos já temos boa parte do trabalho adiantada para seguirmos adiante.
Pronto? Conferiu o cadastro de clientes no seu sistema? Então seguimos.

A importância do atendimento no whatsapp

É bom lembrar que além de estar alinhado o cadastro de clientes com estas facilidades do filtro que te falei, atender no whatsapp irá trazer muito mais facilidades para poder localizar os seus clientes, já parou pra pensar que o whatsapp bussines já é por si só um CRM (Gestão de relacionamento com o cliente) como um grande histórico de cada atendimento? E o melhor: Ele ainda é totalmente gratuito.

Portanto se você ainda não oferece, nosso conselho é que disponibilize esse canal de atendimento para seus clientes o mais rápido possível, importante lembrar: Use o Whatsapp Bussines!

Essa versão possui diversos recursos essenciais para uma gestão completa dos atendimentos de clientes, como pro exemplo as funcionalidades: Etiqueta, catálogo, formas de pagamento, endereço da empresa, etc.

Sabia que seu próprio cadastro de clientes é uma mina de ouro ”escondido”?

É isso mesmo que você leu, e te digo mais: É muito mais barato você reativar um cliente que já está no seu cadastro, que em algum momento teve contato com sua empresa do que vender para os novos.

Prospectar e vender para novos clientes é importante também porém podem existir muita gente que voltaria a fazer negócios com você e para dar esse passo essa pessoa só precisa de um contato seu, ou da sua equipe de vendas.

Já sabe do que estou falando? Exatamente! Reativação de clientes.
Então vamos para a prática, filtre no seu cadastro de clientes apenas os inativos e veja esse pessoal que boa parte deles poderia estar comprando de você agora mas por algum motivo aleatório, ou concorrência, preço, etc.
Ele não compra mais da sua empresa mas nesse caso aquele velho ditado ”naõ custa nada falar” pode ajudar e muito para que este cliente se lembre de você.

Use o cadastro de clientes do seu sistema para criar listas de transmissão no whatsapp

Já com o whatsapp bussines baixado, abra seu sistema de gestão com o filtro de inativos na tela e vá pesquisando no whatsapp pelo nome de cada cliente, cada lista de transmissão aceita até 256 contatos.

Sei que este trabalho de selecionar e organizar os clientes parece de formiguinha e ineficiente mas tenha paciência, isso irá te gerar ótimos frutos de credibilidade, bom atendimento e posteriormente venda.

Nossa sugestão é que você organize cada lista de transmissão por categoria de clientes, exemplo: Clientes ativos, clientes inativos, e os prospectos.
Mas espera, prospectos? Você já tinha ouvido falar neste termo?
Esse é o nome que se dá aos possíveis clientes, ainda não compraram mas estão em fase de prospecção de venda, recebendo um primeiro contato que pode ser uma ligação, um whatsapp ou qualquer outro canal de comunicação que sua equipe tenha utilizado para iniciar a conversa.

Porque a prospecção é o OURO que talvez seu concorrente não esteja enxergando ainda

Para concluirmos, fica aqui uma dica valiosa que a maioria esmagadora das empresas nem percebe: Quase todos estão preocupados em atender apenas os clientes que chegam até sua porta, esperando o cliente procurar pela sua empresa ou solução.

E este tipo de cenário passa a ser super propício para que você possa iniciar a prospecção de seus novos possíveis clientes, especialmente se você possui um negócio B2B é muito mais simples do que parece: Basta dar uma pesquisada no Google Maps e pegar o telefone de possíveis clientes que ainda não compram de você ou compraram uma vez o outra e iniciar o contato.

Se você não sabe o que falar ou por onde começar com o cliente no telefone, confira a lista de scripts prontos para você se direcionar e adaptar ao seu jeito de vender.

BÔNUS: Mensagens prontas

Logo abaixo vamos deixar um bônus de mensagens prontas para você
e qualquer pessoa da sua equipe se orientarem para iniciar as prospecções.
Lembrete importante: Isso não é uma receita do estilo ”cabresto” ok?
Fique a vontade para alterar, editar e ajustar a sua realidade, estas mensagems são apenas para abordagem.

Mensagem 1:

Olá, tudo bem?
Aqui quem fala é o (Nome do atendente) da (nome da empresa)
estou entrando em contato para saber como estão as coisas por aí,
como você está de materiais (cite alguns produtos seus), pra saber se você precisa de uma visita nossa e tal, ou quer passar aqui na empresa qualquer hora dessas pra gente bater um papo…

Mensagem 2:

Olá (nome do cliente)?
Percebemos que você não compra conosco já tem um tempo e temos aqui alguns produtos em queima de estoque, temos (citar alguns produtos em promoção) estão com preços muito bons, você quer que eu te mande tudo no whatsapp sem compromisso?
(Essa tática do whatsapp funciona muito bem, porque se você está num primeiro contato com o cliente essa é a oportunidade perfeita para pegar o contato dele(a) para mandar alguns produtos é claro, mas depois para colocá-lo em listas de transmissão).

Gostou destas dicas?
Esperamos que você aproveite ao máximo estas dicas para utilizar seu cadastro de clientes com máxima performance.

Aproveitando o momento, deixe-nos te perguntar:
Quer experimentar um sistema simples para Auto peças?
O botão para você iniciar está logo abaixo e ainda temos vagas gratuitas disponíveis. Bem vindo(a) e aproveite!

ACESSAR AGORA